sábado, 21 de março de 2015

Os 10 paises maiores produtores de petróleo do mundo.


 

Entre as maiores reservas de petróleo do mundo, alguns dos países com importância significativa estão na região de conflito político do mundo árabe e pelo Oriente Médio. E 80% das reservas mundiais do petróleo estão no controle de países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, sendo 12 países, com 7 árabes.
A instabilidade gera impacto pelo preço do petróleo no mundo inteiro. Com aumento da violência pela Líbia, os analistas fazem previsão das cotações elevando o preço do barril em mercados.
Já historicamente pelo Brasil, no ano 2003 foram descobertas bacias com novo período da atividade petrolífera no país. A produção então supriu mais de 90% da demanda nacional.
E em 2006, o volume da produção aumentou, superando a demanda total da economia. A autossuficiência possibilitou desenvolvimento econômico com mais empregos. Já em 2007, o governo anunciava descoberta de campo novo para exploração petrolífera, na camada pré-sal.
A importância do petróleo para o mundo merece atenção em qualquer circunstância. Na hipótese da falta, as cidades, indústrias, meios de transporte parariam, como todas as atividades decorrentes. Daí a relevância das 10 maiores reservas de petróleo pelo mundo, sendo as mesmas marcadas nessa seleção.

10°Líbia

9°Cazaquistão

8°Rússia

7°Emirados Árabes Unidos

6°Kuwait

5°Iraque

4°Irã

3°Canadá

2°Venezuela

1°Arábia Saudita

Nenhum comentário:

Postar um comentário